2015
>> Março Espanha
Serra Nevada
>> Julho Noruega – Holanda – Bélgica
Cruzeiro Fiordes (Eidfjord, Alesund, Geiranger, Bergen), Roterdão, Amesterdão, Bruxelas, Mons, Gent
Março Espanha
Serra Nevada
24/03 – Lisboa – Serra Nevada
Eu e o Bernardo partimos para a Serra Nevada onde ficámos no Hotel GHM Monachil.
25/03 – Serra Nevada
Ski.
26/03 – Serra Nevada
Ski.
27/03 – Serra Nevada – Lisboa
Ski. Regresso a casa
Resumo de 2015 >> início da página
Julho Noruega – Holanda – Bélgica
Cruzeiro Fiordes (Eidfjord, Alesund, Geiranger, Bergen), Roterdão, Amesterdão, Bruxelas, Mons, Gent
03/07 – Lisboa – Amesterdão
Partimos na Easyjet às 16h40 e chegámos a Amesterdão às 20h. Apanhámos o comboio para Roterdão depois de um snack no aeroporto e ficámos hospedados no Hotel nHow, mesmo junto ao cais de onde partiria o cruzeiro aos Fiordes da Noruega no dia seguinte.
04/07 – Roterdão – Cruzeiro Holland America Line
Tomámos o pequeno-almoço no hotel com vista para a popa do navio de cruzeiro Rotterdam da Holland America Line onde iríamos embarcar para um cruzeiro de 7 dias aos Fiordes da Noruega. Embarcámos e almoçámos já no navio. A partida foi perto das 17:00 e demorou não menos de 2 horas pelo canal do Rio Novo Mosa até chegar ao oceano. Ainda deu para jogar ténis e relaxar na piscina do navio, com cobertura retrátil.
05/07 – Cruzeiro Holland America Line
Um dia em navegação com acesso a todos os confortos de um navio de cruzeiro, piscina, refeições à descrição, vista estupenda 360 graus e ainda o primeiro jantar de gala no bonito restaurante da popa do navio.
06/07 – EidFjord
Chegada a Eidfjord na Noruega cerca das 7:00. Esperáva-nos mau tempo. A Cristina e a Madalena ficaram no navio e todos os outros fomos fazer uma caminhada junto ao rio que deságuava no fiorde, até ao Lago Eidfjordvatnet e depois pelo planalto de onde se avista a vila e o fiorde. O cruzeiro partiu às 15:00 e serpenteou pelos fiordes, depois do Eidfjord o Hardangerfjord até encontrar o oceano novamente. Com a chuva a acompanhar-nos, fizemos o percurso na piscina coberta do navio. À noite tivemos o belo jantar da praxe no restaurante da popa.
07/07 – Alesund
Chegámos a Alesund às 9:00. Do convés superior do navio já se perspectiva uma bonita cidade nórdica enquadrada por uma paisagem incrível de montanhas, fiordes e pequenas ilhas. Depois do pequeno-almoço saímos para conhecer a cidade, ainda sem a Cristina e a Madalena devido ao inóspito frio de Verão que se sentia. Percorremos o centro junto ao Alesundet, o canal que divide a cidade entre as duas ilhas de Aspoya e Norvoya. A cidade é conhecida pela arquitectura Art Nouveau que se destaca por exemplo na rua Apotekergata. Caminhámos ainda até ao Museu da Pesca, onde o bacalhau é a estrela, e ao Farol de onde se avista em frente a ilha de Valderoya. Voltámos ao navio para almoçar e à tarde saímos já com a Cristina e a Madalena. Apanhámos o hop-on hop-off bus junto ao cais e subimos ao Monte Aksla onde há um miradouro que oferece uma vista fabulosa da cidade e de toda a paisagem de ilhas e montanhas. Descemos ao centro novamente e no autocarro ainda fomos perto do Aquário, na parte ocidental da ilha de Aspoya e contornámos a baía de Aspevagen. De volta ao centro ainda demos um passeio a pé pela rua pedonal Storgata. Voltámos ao navio para jantar. A partida foi às 23:00 tendo o navio contornado a ponta oriental da ilha de Aspoya para inverter a direcção para oeste passando a norte da ilha de Sula. Nesta altura observámos o fantástico sol da meia-noite com o céu todo laranja e rosa. O navio virou para sul e entrou no Storfjord.
08/07 – Geiranger
O ms Rotterdam chegou às 07:00 a Geiranger, o fim do mais turístico fiorde da Noruega. O navio não atracou e por isso fomos a terra nas balsas salva-vidas. O tempo estava cinzento e com chuva por vezes. Não estava favorável para desfrutar de um lugar tão bonito. Ainda assim fomos todos numa excursão ao miradouro “Curva da Águia” para observar a imponência do Geirangerfjord. Depois descemos a Geiranger para subir na estrada 63 pelas montanhas a sul até atingir o Lago Djupvatnet e o Pico Dalsnibba a 1476 m de altitude. Num dia bonito dizem que a paisagem é incrível, mas esses dias devem ser raros nestas paragens, Neste dia, o nevoeiro, o frio e a chuva eram tantos que este passeio não permitiu mais que sair do autocarro para sentir a neve que caía em pleno Julho e voltar rapidamente para dentro. Voltámos a Geiranger para a partida do cruzeiro às 16:00. O Rotterdam serpenteou por mais um fiorde, neste caso o dramático Geirangerfjord que é muito estreito e isso impressiona. Impressiona também quando passa perto da Cascata das 7 Irmãs. Estivemos na piscina a ver a chuva lá fora e as bonitas montanhas ao longo dos fiordes, depois do Geiranger veio o Storfjord mais largo até aparecer o oceano. Esta parte foi a mais agitada de todo o cruzeiro, com ondas grandes a fazer balançar o navio o que tornou a visão do mar no jantar da popa num misto de assustador com belo.
09/07 – Bergen
A chegada a Bergen estava prevista às 08:00, mas devido ao forte vento e à posição de outros dois navios no porto, o comandante decidiu não tentar atracar e seguiu viagem. Vimos Bergen ao longe e seguimos para oeste passando por baixo da ponte Askoybrua e depois seguindo para sul com a ilha de Sotra a estibordo. Com a chegada ao mar alto seguimos em navegação contínua até Roterdão.
10/07 – Navegação no Mar do Norte
11/07 – Roterdão – Amesterdão
O cruzeiro terminou com a chegada do ms Rotterdam a Roterdão às 7:00. Desembarcámos e fomos para a estação onde apanhámos um comboio para Amesterdão. Sendo curta a distância fomos a pé para o Hotel Tulip Inn na Beursstraat. Depois de instalados no hotel saímos para explorar a cidade. Fomos até Dam, a praça central onde fica o palácio real. Caminhámos para oeste pela Raadhuisstraat até à igreja Westerkerk. Depois seguimos para sul ao longo do Canal Herengracht e depois do Singel até à igreja De Kijtberg. Encontrámo-nos com os meus tios na Rembrandtplein onde havia animação de rua. Fomos depois pelos canais que vão dar à Red Light District onde jantámos. Fomos ao hotel e à noite fomos passear e ver a animação na Red Light District.
12/07 – Amesterdão
Quando saímos do hotel fomos fazer um passeio de barco pelos canais de uma hora e meia. Partimos de Damrak. Quando voltámos fomos passear para os lados de Nieuwmarkt e caminhámos para sul ao longo do Canal Kloveniersburgwal. Visitámos a igreja Zuiderkerk e continuámos a descer até ao canal Groenburgwal. Daqui fomos até à avenida principal Rokin para visitar o assustador Amsterdam Dungeon. Depois da visita seguimos pela comercial Kalverstraat até ao Dam e depois para o hotel.
13/07 – Amesterdão – Bruxelas
Com uma ameaça de chuva caminhámos até à igreja Westerkerk para subir à torre. A vista é muito bonita e abrange toda a cidade. Daqui fomos pelo canal Singel para visitar o Begijnhof, um pátio com edifícios do século XIV onde viviam as beguines (beatas) católicas. Daqui seguimos pela Kalverstraat até ao Dam e depois para o hotel. Pegámos na mala e apanhámos um comboio para o Aeroporto de Bruxelas onde tínhamos um carro de 7 lugares reservado. Ficámos no Hotel Ibis Budget Zaventem.
14/07 – Bruxelas – Mons
Passámos pelo Atomium e seguimos para casa do Arkadi em Mons. Ficámos a relaxar todo o dia no Chateau Bocage.
15/07 – Mons
Ficámos em casa todo o dia e fomos jantar as famosas caçarolas de mexilhão no restaurante Au Bon Accueil.
16/07 – Mons
Ficámos em casa.
17/07 – Mons
Fomos visitar o centro histórico de Mons e subir ao Beffroi. Fomos conhecer os apartamentos que o Arkadi aluga e depois a casa do Michel.
18/07 – Mons – Gent – Bruxelas – Lisboa
Saímos de carro para Gent e visitámos o centro histórico e os canais. Seguimos para o aeroporto de Bruxelas onde apanhámos um vôo da Ryanair às 21:40 para Lisboa onde chegámos às 2:35.