2014
Abril Itália – Suiça
Milão, Lago Maggiore, Turim, Cervinia/Zermatt (ski)
05/04 – Lisboa – Milão
Eu e o Bernardo partimos de Lisboa às 20h40 num vôo da Easyjet e chegámos à meia-noite a Milão Malpensa onde tínhamos reservado um carro VW Polo na Europcar Terminal 2. Fomos para o Hotel Holiday Inn Express Malpensa ao lado do aeroporto.
06/04 – Milão – Lago Maggiore – Turim – Cervinia
Saímos para conhecer o Lago Maggiore em Arona e Stresa. Seguimos para Turim . Na cidade dos Alpes, passeámos pelo centro na Via Garibaldi (pedonal), Piazza Castello, Piazza Carlo Alberto, Teatro Regio Torino, Palazzo Reale e visitámos a Catedral, famosa por albergar o Santo Sudário. Saímos pela auto-estrada A5 (Vale de Aosta) até Cervinia onde chegámos antes das 18h. Instalámo-nos na Residence Petit Tibet (piso 6) e jantámos com os nossos amigos que já lá estavam há 1 dia.
07/04 – Cervinia/Zermatt
Esquiámos por Plan Maison, Theodulpass, Plateau Rosa, Theodulgletsher, Matterhorn Glacier Paradise. O GPS apresentou no fim do dia de ski 60 km de pistas, altitude mínima 2059 m e altitude máxima 3867 m.
08/04 – Cervinia
Nevou de manhã e por isso a passagem para a Suiça estava fechada. Esquiámos por Plateau Rosa, Colle Superior Cime Bianche, Salette. 68 km de ski no GPS.
09/04 – Cervinia/Zermatt
Com gelo de manhã, esquiámos apenas entre Plan Maison e Cervinia. À tarde fomos até à Suiça e Matterhorn Glacier Paradise. 71 km de ski.
10/04 – Cervinia/Zermatt
Com bom tempo e boa neve, seguimos directos até Matterhorn Express para descer até Zermatt. Subimos no funicular até ao topo onde vimos o Monte Rosa. Na descida parámos no Iglo e almoçámos em Gant. Descemos a Zermatt e subimos ao Glacier Paradise. 70 km de ski.
11/04 – Cervinia/Zermatt
Com bom tempo e boa neve, passámos boa parte do tempo no Glacier Paradise, nos Saltos e Slalom. 60 km de ski. Descida total de 3900 m até Cervinia demorou 40 minutos em 11 km. O Bernardo atingiu os 85 km/h e eu 67 km/h.
12/04 – Cervinia/Zermatt – Milão
Os nossos amigos partiram e ficámos eu e o Bernardo a esquiar. Descemos até Zermatt, mesmo à cidade. Subimos ao Glaciar e fizemos o Slalom (Bernardo 23s / Fred 32s). Fomos aos Saltos. Almoçámos na Pizzeria no lado Itália. Subimos ao Glaciar novamente. 73 km de ski. Saímos para Milão onde ficámos no Hotel Ibis Malpensa junto ao aeroporto. Jantámos no Hotel.
13/04 – Milão
Fomos de carro até ao Hotel Idea Corso Genova no centro de Milão, onde fizemos o check-in. Deixámos o carro na Europcar junto à Estação Central. Apenas o metro até Duomo. caminhámos pelas Galerias Vittorio Emmanuel, Teatro Alla Scala. Visitámos o Museu Leonardo da Vinci com maquetas em tamanho real e almoçámos no McDonald’s. Visitámos a magnífica Catedral e subimos ao Telhado. Fomos até ao Castelo Sforza e seguimos de metro para o Hotel. Novamente de metro fomos para o Estádio San Siro onde vimos o Milan (com Balotelli) ganhar 1-0 ao Catania. Ficámos no sector 272 laranja.
14/04 – Milão – Lisboa
Partimos de Milão às 11h00 na Easyjet. Chegámos a Lisboa às 12h45, depois de um belo vôo com sol a sobrevoar os Alpres e os Pirinéus.