Chile / Valparaíso

A Região de Valparaíso (Região V) inclui a costa chilena perto da capital Santiago, desde La Ligua a norte até San Antonio a sul. As maiores cidades são o porto de Valparaíso e a estância balnear de Viña del Mar. Esta região abrange ainda a área dos Andes a norte da Região Metropolitana adjacente à fronteira com a Argentina. Nesta zona passa a estrada dos Andes que liga a Mendoza na Argentina que passa na base do Aconcágua. Também aqui ficam algumas estâncias de Inverno como Portillo. Esta é também uma região onde os vinhos têm uma forte presença.

Valparaíso

Valparaíso tem uma população de 300.000 habitantes e é o porto mais importante do país. Alberga o Congresso Nacional do Chile num moderno edifício desde 1990, ocupado pela Câmara de Deputados e o Senado. A cidade alonga-se pelas diversas colinas formando um bonito mar de casas e edifícios nas encostas. Dado o carácter de inclinação da cidade subindo as encostas, foram construídos vários elevadores funiculares no final do século XIX que são a imagem de marca da cidade. Valparaíso apresenta como grande interesse a diversidade e contraste de várias arquitecturas, desde os edifícios coloniais, a igrejas, elegantes mansões inglesas e edifícios modernos. Também as ruas estreitas e becos inclinados dão um carácter pitoresco à cidade. Em termos individuais, destacam-se como principais atracções em Valparaíso, o Museu Naval, a Catedral que fica na elegante Plaza Victoria e “La Sebastiana”, a mansão preferida do poeta Pablo Neruda, no Cerro Florida. Um dos pontos centrais da cidade é a Plaza Sotomayor, com uma estátua aos heróis de Iquique, e o Muelle Prat, um passeio marítimo no porto.

Viña del Mar

Viña del Mar tem uma população de 300.000 habitantes e fica mesmo ao lado de Valparaíso. É a mais importante e famosa estância balnear do Chile. Além das belas praias, Viña del Mar é conhecida também pelos bonitos jardins. Ao contrário da vizinha Valparaíso, em Viña abundam blocos de apartamentos usualmente frequentados aos fins-de-semana ou nas férias, muitos deles segunda habitação da classe média alta de Santiago. Viña tem praias, jardins, animação cultural e nocturna, mas tem também algumas atracções como o Casino, o Palácio Rioja que alberga o Museu do Ambiente numa bonita mansão francesa e o Cerro Castillo, com inúmeras casas de luxo e palacetes, que oferece fantásticas vistas da cidade e do mar. Reñaca é uma das praias mais populares de Viña del Mar, com grande desenvolvimento comercial.

Zapallar

Zapallar é uma pequena estância balnear no litoral 70 km a norte de Viña del Mar. Fica numa pequena enseada cercada por montes em cujas encostas se situam as elegantes casas de veraneio com seus jardins, formando uma bonita paisagem contrastante com a praia de areia branca. Esta estância é um pouco elitista e não se proporciona a turismo de massas.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *