Irlanda / Connacht

Connacht é uma das 4 províncias da República da Irlanda. Tem uma superfície de 17.711 km2, uma população de 464.000 habitantes e é formada pelos condados de Galway, Roscommon, Leitrim, Sligo e Mayo. Connacht fica no oeste da Irlanda e oferece uma rica diversidade de paisagens costeiras espectaculares desde Galway Bay às montanhas de Connemara e à cidade de Sligo. Galway é a cidade mais importante.

Condado de Sligo

Serviu de inspiração ao poeta Yeats que ali está sepultado. Este condado oferece praias e paisagens costeiras que contrastam com os lagos e as montanhas do interior.

Sligo é a capital e maior cidade do condado e do noroeste com 20.000 habitantes. Fica situada entre o mar e Lough Gill, na planície do Rio Garavogue, que passa pelo centro da cidade tornando-o muito pitoresco.

Condado de Mayo

Mayo estende-se desde Killala Bay a norte até Lough Corrib a sul. Oferece bonitas paisagens costeiras e de montanhas e lagos. A capital do condado é Castlebar.

Ballina é uma das três cidades importantes do condado e tem 10.000 habitantes. Fica nas margens do Rio Moy e é um importante centro de pesca desportiva, sobretudo de salmão.

Lough Conn é um bonito lago que pode ser observado no miradouro da estrada que o atravessa em Pontoon. É um local importante de pesca.

Westport é outra das três cidades importantes (a terceira é a capital). Tem uma atmosfera cosmopolita e as suas casas tipicamente coloridas à irlandesa proporcionam bonitas paisagens nesta cidade também bastante arborizada que tem ainda um charme adicional pela passagem do Rio Carrowbeg.

Clew Bay é uma baía no Atlântico junto a Westport Quay. Nas bonitas praias selvagens da margem sul, junto a Murrisk e Kilsallagh, podem observar-se as majestosas montanhas de Nephin Beg Range e a Península de Corraun, na margem oposta da baía.

Croagh Patrick é uma das montanhas mais altas da Irlanda com 762 m que fica também no lado sul de Clew Bay, perto de Murrisk. É uma montanha isolada em forma de cone e com uma cor rara devido à quartzite. A lenda diz que no século V, St. Patrick o santo patrono da Irlanda, passou 40 dias rezando no topo da montanha, tornando-a num lugar de peregrinação.

Doo Lough é um lago que é percorrido pela estrada R335 e que oferece uma das paisagens mais imponentes de Mayo, imposta pelas montanhas Benbury, Mweelrea e Ben Gorm.

Condado de Galway

Galway é o mais importante condado do oeste da Irlanda com inúmeros motivos de interesse, desde a sua capital que é a terceira maior cidade da Irlanda com uma forte divulgação cultural, a mítica Galway Bay das canções tradicionais, as Aran Islands rústicas e habituadas aos turistas, a região de Connemara de montanhas impressionantes e lagos que por vezes contrastam com aldeias pitorescas.

Galway situa-se na costa oeste e é a terceira maior da República da Irlanda com 66.000 habitantes. A cidade é carismática, talvez por ser uma cidade universitária, e pitoresca e apresenta todas as características tradicionais de uma cidade irlandesa, como as estreitas ruas do centro povoadas de inúmeros pubs onde a qualquer hora do dia se pode beber um pint de Guinness, comer um bife com batatas fritas e à noite pode-se assistir com muita probabilidade a demonstrações espontâneas e populares de música celta que predomina grandemente no espectro da música tradicional irlandesa. Como também é tradicional na arquitectura irlandesa, as casas apresentam um colorido deslumbrante que tornam com certeza a vida muito mais alegre nos longos meses de Inverno cinzento e chuvoso. O centro histórico da cidade de Galway pode ser visitado a partir de Kennedy Park e descendo a High Street, onde se situa o comércio e a maioria dos pubs, até ao Rio Corrib. Atravessando o rio pela Ponte Wolfe Tone chega-se a uma comporta e uma zona de docas com passeios marítimos muito agradáveis. Numa ilha do Rio Corrib situa-se a Catedral de St. Nicholas.

Baía de Galway apresenta muitos encantos e histórias que são muitas vezes contadas através de canções tradicionais.

Aran Islands são as ilhas costeiras mais famosas da Irlanda, visitadas por muitos turistas sobretudo durante o Verão, e que ficam no desembocar de Galway Bay. A maior é Inishmore mas pode ser explorada a pé no seu comprimento durante um dia. A ilha só tem praticamente uma estrada asfaltada onde os veículos mais comuns que passam são burros e carroças. De facto um visitante de Inishmore sente que o tempo parou e os muros de pedra, as casas com telhados de colmo e os nativos que ainda falam irlandês, ou gaélico, são prova disso.
Nas Aran Islands pode-se desfrutar da natureza, da tranquilidade, do mar, mas também se pode sentir a história dos povos celtas em ruínas de fortificações como Dun Aengus.
Destas ilhas também se pode avistar a grandeza das Montanhas de Connemara na ilha mãe. Para chegar às Aran Islands, pode-se comprar em Galway bilhetes combinados de autocarro até ao porto de Rossaveal e daí o barco que leva os passageiros a Inishmore.
O melhor sítio para ficar na Ilha de Inishmore talvez seja mesmo um Hostel chamado Manastir House, que proporciona uma vista fantástica do alto duma colina e que reúne viajantes de todo o mundo que à noite se juntam num clima amigável trocando experiências ao jantar.

Kylemore Abbey é uma abadia que alberga as freiras beneditinas desde 1920.

Clifden é a cidade principal de Connemara, uma região de montanhas conhecida por albergar um dos 5 Parques Nacionais da Irlanda, o Connemara National Park.

Bertraghboy Bay é uma bonita baía na região de Connemara que oferece bonitas vistas percorrendo a estrada R341 entre Ballyconneely e Roundstone.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *