Irlanda / Ulster

Ulster é uma das 4 províncias da República da Irlanda. Tem uma superfície de 8.088 km2, uma população de 247.000 habitantes e é formada pelos condados de Cavan, Donegal e Monaghan. O Ulster como é sabido ficou dividido pela história entre dois países. 6 condados ficaram na Irlanda do Norte que integra o Reino Unido e 3 condados pertencem à República da Irlanda. Destes 3 condados destaca-se Donegal que é sem dúvida a mais bonita região da Irlanda. Se o resto da ilha oferece lindas paisagens montanhosas e lagos, penhascos e enseadas na costa, então em Donegal essa beleza ainda é mais estonteante. As pequenas cidades também são encantadoras, sendo Letterkenny a mais importante.

Condado de Donegal

Donegal é um dos 3 condados do Ulster da República da Irlanda, ficando exactamente na ponta mais noroeste da ilha. Donegal oferece talvez a paisagem mais espectacular e inóspita da Irlanda com as suas praias imensas, penhascos batidos pelo mar selvagem, pequenas cidades pitorescas e montanhas impressionantes e lagos. É um condado pouco povoado onde a maior cidade não tem mais que 15.000 habitantes. A capital é Lifford.

Letterkenny é a maior cidade de Donegal com 15.000 habitantes. É uma cidade extremamente agradável e pitoresca, a base ideal para explorar Donegal. À noite é animada e tem uma boa oferta de pubs e restaurantes.

Glenveagh National Park é um dos 5 parques nacionais da Irlanda com 16.500 hectares de montanhas e lagos, florestas e veados. O Monte Errigal é uma montanha isolada em forma de cone e com uma cor rara devido à quartzite. Na sua base fica o Lough Dunlewy e a aldeia com o mesmo nome.

The Rosses é o nome com que ficou conhecida uma pequena região costeira de Donegal que faceia a ilha Aran onde se pode chegar de ferry por Burtonport. A cidade mais importante da região é Dungloe e a melhor maneira de a explorar é percorrendo a estrada R259 sempre junto à costa. Aqui podem-se admirar paisagens costeiras fantásticas que são salpicadas por pequenas casa brancas, muitas com telhado de colmo. A região é também conhecida pela pesca nos muitos rios e lagos.

Slieve League Cliffs são as “montanhas cinzentas” que formam os penhascos mais altos da Europa com uma altura de 300 m. Ficam na costa norte de Donegal Bay entre Teelin e Malinbeg e a melhor maneira de os observar é seguindo em direcção a Bunglas em Carrick. No final da estrada há uma trilha chamada One Man’s Path que leva mesmo à face da falésia para uma visão aterradora da altura. Voltando à estrada, uma boa opção é continuar a explorar a região por Glencolumbkille e ver os fardos de turfa acumulados à beira da estrada que servirão para fazer o tão apreciado artesanato de turfa, como por exemplo as cruzes celtas.

Killybegs é uma pequena cidade na parte norte de Donegal Bay que tem um dos principais portos pesqueiros da Irlanda. É uma excelente base para explorar o sudoeste de Donegal e a Slieve League. Tem bons restaurantes e pubs.

Donegal é a principal cidade do sul do condado. Tem um comércio importante e é ponto de passagem de muitos turistas no seu percurso para sul da Irlanda. O Castelo de Donegal é uma obra magnífica do século XVI, construído em estilo Jacobino.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *