Reino Unido / País de Gales

O País de Gales é um dos territórios que integram o Reino Unido. Tem uma superfície de 20.764 km2 e uma população de 2,92 milhões de habitantes. 66% da população do País de Gales vive nos vales do sul e nas áreas baixas da costa. Os principais centros urbanos são Cardiff (com uma população de 305.000), Swansea, Newport ao sul e Wrexham ao norte. Grande parte do relevo do País de Gales é montanhoso. As montanhas mais altas encontram-se em Snowdonia e o pico mais alto é o Snowdon (1.085 m). O nome do país na língua galesa é Cymru.

Após o fim do domínio romano no Reino Unido, o País de Gales permaneceu sendo o sustentáculo do domínio celta, mesmo durante o período de domínio normando da Inglaterra. Em 927, os Reis Galeses reconheceram Athelstan (o rei anglo-saxónico) como o senhor protector do seu território. Em 1282, Edward I conseguiu unir o País de Gales para o domínio inglês. Os diversos castelos construídos por ele na parte norte do País de Gales são até hoje os mais belos monumentos históricos do Reino Unido. O filho mais velho de Edward I, que mais tarde tornou-se Edward II, nasceu em Caernarfon em 1284 e recebeu o título de Príncipe de Gales, título que é utilizado pelo filho primogénito do monarca até hoje. O forte sentimento nacionalista galês culminou por ocasião do levante liderado por Owain Glyndwr no início do século XV. A dinastia Tudor, que reinou na Inglaterra de 1485 a 1603, era de descendência galesa. Os Actos de Unificação de 1536 e 1542 uniram a Inglaterra e o País de Gales administrativa, política e legalmente. A nação ficou adormecida até 1730 quando se iniciou a Revolução Industrial. Aí nasceu uma nova identidade no seguimento do Metodismo Não-Conformista. A industria do carvão aumentou a população significativamente e para um modelo mais urbano que rural que albergava um grande sentimento nacionalista. As mudanças foram lentas mas efectivas: Plaid Cymru, o partido nacional galês, formou-se em 1925; a língua galesa tornou-se legal em 1942; Cardiff tornou-se na capital oficial em 1955; e hoje o Plaid Cymru tem vários lugares de deputados no parlamento de Londres. A cultura e língua galesa permaneceram. Também um Parlamento Galês foi criado embora com menos poderes que o escocês.

Cardiff

Cardiff é a capital do País de gales e tem aproximadamente 300.000 habitantes. Cardiff é uma cidade cosmopolita e tem levado a cabo uma enorme regeneração ao longo da última década. As suas tradicionais atracções são agora complementadas com um fantástico desenvolvimento da frente marítima em Cardiff Bay e algumas infra-estruturas de nível mundial como o Wales Millennium Centre e o Millennium Stadium, o maior estádio totalmente coberto da Europa. Ao longo das lojas de High Street e grandes armazéns, há também arcadas Victorianas que contêm lojas de design e outras especialidades.
Cardiff é uma cidade antiga, habitada desde o tempo dos Romanos. Os seus monumentos reflectem essa longa história. O mais impressionante é o Castelo de Cardiff, um complexo medieval no coração da cidade. Os romanos estabeleceram um forte e entreposto comercial no sítio actual do castelo e no século XI, os Normandos construíram um castelo de pedra em substituição do antigo de madeira. No século XIII, a Black Tower foi construída e no século XV a Octagon Tower. No século XIX, os Butes contrataram William Burges que transformou o castelo no seu estilo gótico revivalista actual. O parque em redor do castelo chama-se Bute Park. Cathays Park é adjacente e alberga o Cardiff’s National Museum, um museu de classe mundial com excelentes colecções de arte, nomeadamente a impressionista. City Hall (Câmara Municipal) é um imponente edifício neoclássico de 1906, construído com pedra Portland branca. Fica perto do Castelo. De Castle Street, onde a fachada do castelo mostra a Clock Tower, começa High Street que continua como St. Mary Street. É um ponto de encontro popular com cafés, pubs, lojas e arcadas charmosas. Em Llandaff, nos arredores de Cardiff, fica Llandaff Cathedral, uma igreja construída no século XII e completada ao longo da história. É um dos primeiros sítios cristãos da Grã-Bretanha, fundado no século VI. Também nos arredores de Cardiff fica o Museum of Welsh Life em St. Fagans, um enorme museu ao ar-livre que mostra a vida e história dos Galeses nos últimos 500 anos.

no images were found

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *