Tailândia / Koh Samui

Koh Samui é uma ilha no Golfo da Tailândia pertencente à província de Surat Thani. Fica a cerca de 25 km da costa continental. Tem uma área de 228 km² (é a 3.ª maior do país) e cerca de 50000 habitantes. É rica em recursos naturais, com praias de areia, recifes de coral e milhões de coqueiros. Fica no centro de um pequeno arquipélago de 85 ilhotas das quais só 6 são habitadas. Tem uma forma relativamente compacta (25 km x 21 km) e o seu centro culmina com a altitude de 656 m. Chamada de pérola do Mar da China, só teve desenvolvimento tardio. Até à chegada dos primeiros turistas por volta de 1980, não era povoada senão por pescadores de origem chinesa e não tinha nenhuma estrada alcatroada. As suas magníficas praias atraíram uma enorme quantidade de turistas. A construção de um aeroporto na década de 1990 aumentou exponencialmente o número de visitas e provocou uma inflação no preço dos terrenos e a construção em locais anteriormente naturais.

Pode circundar-se a ilha ao redor de uma estrada de 51 km ao longo da costa. Na costa noroeste da ilha fica a capital e porto Nathon, importante pela industria pesqueira. No entanto, dada a crescente importância do turismo e do aeroporto na costa nordeste, o centro comercial da ilha tem-se deslocado para Chaweng. Parte dos 260 hotéis e resorts ficam na praia de Chaweng. Mais pacata e talvez mais bonita, um pouco para sul de Chaweng, fica a praia de Chaweng Noi. Desde Chaweng, contornando a ilha no sentido dos ponteiros do relógio, encontamos Hin Yai, os rochedos com formas sugestivas que atraem os turistas. Mais à frente, a praia de Lamai tem  um longo areal e é muito bonita com o enquadramento das montanhas. Fazendo uma pequena incursão para o interior da ilha, chegamos à cascata Na Mueang. A estrada que contorna o sudoeste da ilha é talvez a menos movimentada pois as praias apresentam algum logo e aqui não há hotéis. Já na costa norte e nordeste de Koh Samui, chegamos a Bophut onde fica um templo budista com um enorme Buda sentado no alto de uma escadaria a dominar a panorâmica para o mar. Nesta área fica também Fisherman’s Village, uma área junto ao mar com muita animação na rua, bares e restaurantes.

Parque Nacional Marítimo Ang Thong (Mu Ko Ang Thong National Park) é um arquipélago de 42 ilhas a oeste de Koh Samui que formam um Parque Nacional. O acesso de barco faz-se a partir da capital Nathon. A ilha principal onde se baseiam as visitas é Ko Mae Ko (ilha mãe). Aqui pode-se subir uma escadaria que nos leva ao topo da ilha onde a vista para o arquipélago é fabulosa. Também neste miradouro se pode observar a Lagoa Esmeralda (Thale Nai) de água salgada.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *