2000

>> Novembro Brasil

Março Alemanha
Munique

Desta feita não foi um Congresso que me levou à Alemanha, mas sim um curso na IXos perto de Munique. Como não podia deixar de ser, apesar de já conhecer esta cidade, aproveitei com os meus colegas para visitar a cidade.

Em Munique visitámos o Olympiapark, onde se situa o Estádio Olímpico e a Torre de Comunicações que subimos para ver toda a cidade de cima. No centro da cidade, sempre com base em Marienplatz onde se situa a Neues Rathaus (Câmara Municipal), deambulámos por todo o centro, sobretudo por ruas pedestres como a Neuhauserstrasse onde visitámos as principais atracções de Munique como a Igreja Frauenkirche e os famosos Biergarten, autênticas catedrais da cerveja. Destes, realço as visitas ao Hofbräuhaus e Augustiner. Delicioso foi também o jantar no Cafe Glockenspiel em Marienplatz.

2000_02

Mais para norte de Marienplatz passámos por Odeonplatz e Ludwigstrasse onde entrámos no jardim Hofgarten e vimos um desfile irlandês com Guinness e tudo.

2000_01

2000_04

Na Praia de Jureia…

2000_11

Em Ilhabela com o Arkadi…

2000_10

Na chácara do Edson em Ibiuna…

2000_06

Maio Brasil
Rio de Janeiro

26/5 – São Paulo – Rio de Janeiro
No final do último dia da primeira semana de trabalho no Brasil, apanhámos a “ponte aérea” que liga o Aeroporto de Congonhas em São Paulo ao Aeroporto Santos Dummont no centro do Rio de Janeiro. Íamos ficar num apartamento em Copacabana por meio de um contacto conhecido. No entanto, o contacto não apareceu e ficámos 6a-feira à meia-noite, sem alojamento em Copacabana. Acabámos por ficar perto no Hotel Copacabana Rio.

27/5- Rio de Janeiro
Depois da primeira impressão dos ares da cidade maravilhosa e da primeira impressão da famosa praia de Copacabana, caminhámos até à Praia de Ipanema onde passámos umas horas de sol e mar.
Mais tarde apanhámos um táxi para o Pão de Açucar. Aqui, enchemo-nos de coragem e subimos no teleférico aquele famoso morro rochoso cujas paredes dramáticas tornam a subida um experiência de respeito. Lá de cima tivemos a primeira grande visão panorâmica da cidade e ainda testemunhámos o anoitecer.
De regresso ao hotel aproveitámos a piscina no topo numa noite fantástica. Dali via-se bem a iluminação na praia de Copacabana e toda a enseada, apesar de o hotel ficar um quarteirão atrás da Avenida Atlântica. Mais tarde fomos jantar a Ipanema e entrámos numa discoteca.

2000_12

28/5 – Rio de Janeiro
Depois de uma manhã a “curtir” os ares de Copacabana num dia cinzento e fresco, rumámos de táxi ao Centro histórico do Rio de Janeiro. Era domingo e as ruas do centro estavam vazias e sujas numa atmosfera intimidante, pelo que regressámos no mesmo táxi ao ambiente mais descontraído da zona sul. Em pouco tempo a noite caiu e com as malas fomos para o aeroporto apanhar o avião para a “nova casa” de São Paulo.

Setembro Brasil
Campos de Jordão (SP)

2000_mapa1

7/9 – São Paulo – Campos de Jordão
Na primeira exploração da Serra da Mantiqueira, aproveitámos um fim-de-semana de 4 dias para conhecer Campos de Jordão, a mais famosa estância de Inverno de São Paulo. Depois de seguir a Rodovia Ayrton Senna até ao final em Taubaté, continuámos pela estrada da serra até Campos de Jordão. Aqui, depois de uma mudança de hotel, fomos à descoberta da cidade de arquitectura alpina.

8/9 – Campos de Jordão
Passeámos pela cidade que neste fim-de-semana tinha muita gente. Subimos de teleférico ao morro de onde se avista toda a cidade. Mais tarde “pegámos o trenzinho” numa visita guiada em comboio aberto a toda a cidade, incluindo a visita a uma fábrica de chocolate. À noite passeámos também no centro onde predominava a atmosfera fria de Inverno. No hotel a lareira estava acessa.

9/9 – Campos de Jordão
Passeámos pelo centro novamente e mais tarde, de carro explorámos as montanhas das redondezas. Chegados a um parque florestal, experimentámos um passeio a cavalo pela floresta.

2000_05

10/9 – Campos de Jordão
Depois de aproveitar os últimos ares de montanha e gozar algumas diversões do centro da cidade (como o “pedalinho” no lago), deixámos a cidade passando pelo seu conhecido portal e rumámos a “casa” para mais uma semana de trabalho em São Paulo.

Outubro Brasil

2000_mapa2

12/10 – São Paulo – Ubatuba
Em mais um fim-de-semana prolongado rumámos a um apartamento alugado na cidade mais distante no Litoral Norte de São Paulo – Ubatuba. Seguimos pela Rodovia Ayrton Senna até ao final em Taubaté e aqui descemos a Serra do Mar pela SP-125 até Ubatuba. A galera de veraneantes era composta por: Fred, Patrícia, Bárbara, Nela, Soraya, Pereira, Tami. Também lá estavam o João, Filipe e Susana.
Ficámos num apartamento perto do centro de Ubatuba na Praia do Tenório. Nesta praia aproveitámos logo para tomar uns banhos com vistas fabulosas deste pedaço de costa em plena Mata Atlântica.

13/10 – Ubatuba
Este foi um dia de banhos e diversões nas praias Vermelha do Sul e Tenório. À noite passeámos pelas ruas animadas do centro. Passámos numa feira de rua de artesanato e vimos inúmeros bares de rua com bandas de pagode a tocar e o povo a dançar.

14/10 – Ubatuba
Passámos o dia na praia Domingas Dias e Lázaro, com um cenário natural deslumbrante, num dia de sol raro desta região também conhecida como “Ubachuva”.

2000_07

15/10 – Ubatuba – São Paulo
No último dia em Ubatuba aproveitámos as últimas horas na Praia do Tenório e mais tarde regressámos a São Paulo pelas mesmas estradas.

Novembro Brasil

1/11 – São Paulo – Ubatuba
Aproveitando mais um fim-de-semana prolongado devido a um feriado, rumámos novamente a Ubatuba (pela Rodovia Ayrton Senna e Rodovia dos Tamoios por Caraguatatuba), desta feita para “ocupar” uma casa imensa na Praia Vermelha do Sul (30 kms a sul de Ubatuba), inserida no meio da vegetação densa da Mata Atlântica e com a Serra do Mar imediatamente atrás. A casa era grande e bonita, a 50 m de uma praia luxuriante com vistas para toda a baía de recortes a sul de Ubatuba. A “galera” também cresceu, desta vez vieram: Fred, Patrícia, Bárbara, Rita, Alexandre, Edson, Mara, Guilherme, Daniela, Manda, Soraya, Pereira, Tami. A família Napoli também lá foi um dia para provar um belo bacalhau assado no churrasco da casa.

2000_08

2-4/11 – Ubatuba
Na paradisíaca praia Vermelha do Sul com que fomos brindados passámos alguns belos dias com muita animação, boa disposição e divertimentos. Só o tempo não ajudou, ou não estivéssemos perto de Ubachuva, mas com o calor tropical, aquele cenário e o bom ambiente, nem demos pelos dias cinzentos com alguma chuva.

2000_09

5/11 – Ubatuba – São Paulo
No último dia na Praia Vermelha do Sul, aproveitámos o cenário para os últimos banhos e já de noite regressámos a São Paulo via Caraguatatuba pela Rodovia dos Tamoios.