2006

Agosto Açores
Faial, Pico, São Jorge, São Miguel

2/8 – Lisboa – Faial
Eu e o Bernardo partimos com a família Sanzarowski num vôo da TAP directo para o Faial, onde chegámos às 14h. À nossa espera estava um carro alugado na Agência Ilha Verde. Instalámo-nos no turismo rural Casa da Japoneira, na cidade da Horta. À tarde ainda fomos a banhos nas piscinas naturias do Varadouro, no tipo de zona balnear mais comum nos Açores (há poucas praias de areia) construído em cimento numa zona rochosa de piscinas naturais. Jantámos na Casa da Japoneira, um excelente repasto oferecido pela anfitriã Leonor.

2006_01

3/8 – Faial
Partimos à descoberta do Faial, uma pequena ilha mas com uma beleza extraordinária como todas as ilhas açoreanas e sempre com o impressionante vulcão do Pico em perspectiva na ilha vizinha. Começámos pelo Miradouro Monte da Guia, atravessámos a cidade da Horta e parámos no Miradouro Espalamaca com uma bela vista para a Horta e para o Pico. Parámos logo de seguida na Praia Almoxarife, de areia preta e com o Pico mesmo em frente, onde fomos a banhos e almoçámos. Na volta a ilha, passámos por Salão, Cedros, Fajã e fomos visitar o Vulcão dos Capelinhos cuja erupção em 1957 revolucionou toda a paisagem do noroeste do Faial e acrescentou de 2,5 km2 de território. Seguimos para o Parque Florestal e as Piscinas do Varadouro onde tínhamos estado na véspera. Jantámos no famoso Peter’s Café Sport na Horta onde se encontram os navegantes que cruzam o Atlântico e trocam mensagens dispostas nas paredes.

2006_022006_03

4/8 – Faial
Começámos o dia por subir por Flamengos à Caldeira, a cratera de vulcão que domina o interior  do Faial. A chuva em pleno Agosto mostrou porque estas ilhas são tão verdes. Na estrada vimos as famosas hortênsias que abundam nos Açores. Almoçámos no Peter’s, entregámos o carro e dirigimo-nos à empresa de Whale watching Horta Cetáceos onde tínhamos uma reserva para partir numa expedição em busca das enormes baleias. Fomos confrontados com um erro na reserva e não foi possível seguir. Combinámos para o dia 6/8 em que nos levariam inclusivamente a São Jorge, o próximo destino. No resto do dia ainda aproveitámos a prais de areia do Porto Pim, junto ao centro da Horta. Jantámos no restaurante Salgueirinha na Feteira.

5/8 – Faial – Pico – Faial
Embarcámos às 10h para o Pico. Chegámos à Madalena onde tínahmos um carro à espera. Fomos explorar esta ilha maior sempre com o vulcão do Pico em vista, o ponto mais elevado de Portugal com 2351 m. Passámos no Cachorro, uma formação rochosa com essa forma e seguimos para São Roque onde almoçámos no Clube Naval. Passámos ainda pela Prainha e Lagoa Capitão até chegar às Lajes. Visitámos o Museu dos Baleeiros ao fim da tarde. Regressámos ao Faial e jantámos no Peter’s.

2006_04

6/8 – Faial – São Jorge
Logo de manhã estivemos na Praia do Porto Pim com os primos Tiago, Ana e Pedro que estavam no Faial no âmbito da regata anual de veleiros da ANC. Almoçámos no Porto Pim. Como combinado fomos com a Horta Cetáceos em busca dos grandes mamíferos. Com um sistema muito bem montado de observação em terra, rapidamente o skipper acelerou em direcção da Ilha Graciosa onde foram avistados os cachalotes. Passámos para lá de São Jorge e estivemos longos momentos a observar o comportamento deste animais e os famosos mergulhos que realçam as grandes barbatanas traseiras. Eram uns 5 cachalotes com uma média de 11 metros de comprimento. No regresso ao Faial, o skipper deixou-nos no porto de Velas em São Jorge cerca das 18h. Fomos para a Quinta do Canavial onde ficaríamos alojados. A vista deste turismo rural é fantástica sobre o mar e a ilha do Faial. Jantámos no Clube Naval de Velas.

2006_05

2006_06

7/8 – São Jorge
Alugámos um carro por 2 dias e partimos para a aventura na ilha de São Jorge. O tempo não esteve muito famoso, mas nos Açores não se pode esperar 15 dias seguidos de sol, nem talvez 1 dia. Começámos pelo Miradouro Queimada, seguimos para Urzelina, Manadas e Fajã das Almas. Tomámos banho neste local paradisíaco onde tinha estado em 2004. Almoçámos ainda o fresco peixe frito. À tarde aproveitámos a piscina da Quinta do Canavial. À noite fomos a Velas onde jantámos no Velense.

2006_072006_08

8/8 – São Jorge
Começámos o dia com a visita da Calheta, a segunda maior vila de São Jorge. Continuámos depois por Topo, no extremo leste da ilha e onde se avista a Ilha Terceira, Pontinha e seguimos para a costa norte. Parámos no Miradouro que permite ver a Fajã de Santo Cristo. Descemos à Fajã dos Cubres e Fajã do Ouvidor. Vimos o Pico da Esperança e seguimos para a costa sul onde jantámos no Velense.

9/8 – São Jorge – São Miguel
Aproveitámos um pouco a Quinta e jogámos snooker, matrecos e estivemos na piscina. Entregámos o carro às 12h e apanhámos o vôo SATA para Ponta Delgada onde chegámos às 18h. À nossa espera estava um carro alugado para 4 dias. Ficámos no Hotel Ponta Delgada.

2006_09

10/8 – São Miguel
Começámos o passeio por Lagoa, seguimos para Água Pau, Miradouro da Caloura e Vila Franca do Campo. Passámos na margem da Lagoa das Furnas e fomos visitar o Jardim botânico das Furnas. Almoçámos nas Furnas e estivemos boa parte da tarde na piscina de água quente natural sulfurosa. Visitámos as Caldeiras e seguimos para Povoação, Salto Cavalo e Pico Ferro. Jantámos no centro de Ponta Delgada.

2006_10

11/8 – São Miguel
Fomos para o lado oposto da véspera, para ocidente de São Miguel. Começámos pelo Pico Carvão, Vista do Rei onde se avista a fantástica paisagem da Lagoa das 7 Cidades. Na descida para lagoa ainda se passa pela Lagoa de Santiago até se chegar à povoação 7 Cidades. Seguimos para Mosteiros onde tomámos banho nas piscinas naturais. Depois passámos por Capelas e fomos para a piscina do Hotel. Jantámos no shopping de Ponta Delgada e fui com o Bernardo a pé até à feira.

2006_11

12/8 – São Miguel
Visitámos o centro de Ponta Delgada. Depois seguimos para a Caldeira Velha, uma cascata de água quente no interior da ilha. Continuámos pela Lagoa do Fogo de onde se vê as costas norte e sul da ilha. Continuámos para Lagoa onde estivemos nas piscinas. Almoçámos aqui. À noite jantámos cracas na Marisqueira Açores e fomos novamente à feira.

2006_12

13/8 – São Miguel – Lisboa
Saímos do hotel às 12h e partimos às 14h40 para Lisboa onde chegámos às 18h. Atrás de nós no avião vinha a banda juvenil que fazia furor na altura e que o Bernardo apreciava, os D’ZRT. Já à espera da bagagem no aeroporto, o Bernardo tirou uma foto com o  e o Bernardo tirou foto com o entretanto desaparecido Angélico.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *