2008

>> Dezembro Espanha

Janeiro Espanha

17/1 – Lisboa – Serra Nevada
Partida às 17h do trabalho numa 5ª feira e chegámos à Serra Nevada à 1h30. Foram  Rui, Paulo, Manel, Cid, Zé Pedro, Jorge Serra e Miguel Melo. Ficámos nos Apartamentos Monachil.

18/1 – Serra Nevada
Ski.

2008_01

19/1 – Serra Nevada
Ski. Ski à noite. Fomos à discoteca por baixo do Hotel Kenya Nevada e encontrámos o Guedes.

2008_02

20/1 – Serra Nevada – Lisboa
Saída às 12h e chegada a Lisboa às 18h30.

Março Andorra
Arinsal, Andorra-la-Vella

2008_mapa1

16/3 – Lisboa – Andorra
Saímo de casa às 8h15, parámos em Caia e almoçámos na Galp perto de Toledo na A5 (km 137). Paraámos ainda na Galp em Saragoça e chegámos perto de Andorra às 23h45 (hora espanhola) depois de jantar em Vila Nova de la Barca. Chegámos a Seo d’Urgell onde ficámos num motel.

17/3 – Arinsal
Saímos cedo para Andorra, passámos por Andorra-la-Vella e fizemos check-in no Hotel Confort Patagónia em Arinsal às 11h. Trocámos o forfait, trocámos de roupa e subimos nas cadeirinhas. Alugámos equipamento na loja Sports Amadeu e contratámos logo 1hora de aulas para os miúdos com o David que falava português. Almoçámos cachorros e os miúdos ainda andaram no tapete e desceram várias vezes. O Bernardo apanhou logo o jeito. Descemos às 17h e ficámos pelo hotel.

18/3 – Arinsal – Andorra-la-Vella
Subimos de cadeirinha às 10h. Os miudos tinham uma aula às 11h e tiveram outra às 15h. Andámos com eles na pista verde El Cortal todo o dia e eles já desciam muito bem. Nevou bastante enquanto esquiávamos. O Bernardo descia já muito bem com os skis paralelos e a meio da descida ia a direito até às cadeiras. À noite fomos a Andorra-la-Vella onde comprei a lente Sigma na loja Tagore. Voltámos para jantar no hotel.

2008_03

19/3 – Arinsal – Caldea
A Lena levou-nos de carro para as pistas de Arinsal. Descemos a pista azul Port Vell com os miúdos algumas vezes. Às 15h tiveram a 4ª aula com o David. Quando acabou a aula fomos para o Hotel e logo para a Caldea onde estivémos até às 20h30. Nas 3 horas que lá estivemos vimos espetáculos de água e fogo, fomos a banhos indo-romanos e nadámos na rua com a cabeça de fora de água. Às 21h fomos jantar ao hotel. Neste dia do pai, o Bernardo surpreendeu-me com uma prenda que trazia combinada com a avó, um livro.

20/3 – Pal
Neste dia estava sol mas muito frio com vento. Descemos a pista azul com os miúdos mas eles não quiseram fazer mais ski devido ao frio. Foram com a Lena passear e jogar snooker. Eu e o Cid ficámos e fomos logo apanhar o teleférico para Pal. Subimos de cadeira para descer a azul Cami Superior, a vermelha Fontanals de les Roques e a azul El Gall e e veremelha Fontanals. Repetimos a dose e almoçámos na Bella Italia. Descemos novamente as vemelhas e La Serra e subimos ao Pic de Cubil para descer a azul Tossa e apanhar saca-rabos para descer Coll de la Botella. Apanhámos teleférico às 16h05 de volta a Arinsal.

21/3 – Pal
No último dia fomos de carro a Pal. Os miúdos adoraram. Descemos juntos a Transversal, la Serra, el Besurt, de verdes a vermelhas. Almoçámos e continuámos sem a Maria. À tarde ficou muito frio lá em cima. Descemos até às 16h30. Fui de teleférico até La Massana com o Bernardo e a Marta. O Cid foi-nos buscar com o meu carro. Depois fomos entregar o equipamento nas pistas em Arinsal, mas só cá em baixo perto do hotel conseguimos. Acabaram-se 5 dias completos de ski que foram em cheio com tudo a correr bem. Ainda jogámos snooker e Caimpse no hotel.

2008_04

22/3 – Andorra – Lisboa
Parámos em Sant Julia de Loria num shopping para compras e depois de Lérida para almoçar. Parámos depois na Galp em Saragoça e vimos neve na A2 até Madrid. Jantámos depois de Madrid e parámos na Galp em Badajoz e em Caia. Chegámos a casa à 1h (hora portuguesa) com o Bernardo a dormir. Total de 1260 kms em 12 horas.

Julho Turquia
Antalya, Kemer, Aspendos, Side

2008_mapa2

1/7 – Lisboa – Antalya
Com o Paulo, a Leonor e a Zoca, partimos no Boeing 737 da Sun Express às 19h10 e chegámos a Antalya às 3h30 (1h30 hora portuguesa). Transfer para o Hotel Lara Beach a cerca de 12 kms, um hotel grande com 3 restaurantes, praia, piscina, vários bares, shopping. 1 € = 2 YTL. Palavras em turco – Lütfen (por favor), Merhaba (Olá), Bier (1), Sherefé (Cheers), Merçi (Obrigado)

2/7 – Lara Beach
Estivemos na praia e depois na piscina onde almoçámos no Sunset Bar. Depois foi a tarde toda na piscina e nos escorregas. Depois do jantar fomos à Festa na Praia. Às 15h tivemos uma pequena reunião com o nosso guia turco Yussuf que nos mostrou as excursões opcionais. Pedimos-lhe para nos arranjar o passeio de barco em Kemer.

3/7 – Antalya
Saída para Antalya às 9h numa excursão portuguesa com o Yussuf (Excursão incluída no pacote). Parámos para ver as Cascatas Karpuzkaldiran (Selalesi) onde um rio cai sobre o mar à entrada da cidade. Em Antalya passeámos 1h no centro – Praça Ataturk, Mesquita antiga, Porto – entrámos na mesquita de fininho. Visitámos ainda uma loja de tapetes. Almoço no hotel, pizza na Yörüt Tent. Piscina e escorregas à tarde. Jantar barbecue turco no relvado da praia.

2008_05

4/7 – Lara Beach
Estivemos na praia e na piscina onde almoçámos pizza no Yörüt Tent. À tarde os escorregas novamente.

5/7 – Kemer
Saída às 8h00 em direcção ao porto de Kemer, 70 kms (Excursão dia inteiro com almoço a bordo 55€ por adulto). Chegámos às 9h30. Às 10h partimos num barco com russos, juntamente com uns outros 15 barcos tradicionais. Seguimos a costa para sul e devemos ter chegado perto da cidade romana de Phaselis. A viagem foi animada com instruções em russo e almoço medíocre, mas muita música e animação. Parámos umas 4 ou 5 vezes para nadar nas águas azuis transparentes. As montanhas de Taurus são um excelente cenário de fundo e o Bernardo com grandes mergulhos. Chegámos às 16h00 e às 17h30 ao hotel… à piscina.

2008_062008_072008_08

6/7 – Aspendos – Side
Alugámos um Renault Clio Symbol (50€) e partimos às 9h30 em direcção a leste pelo litoral (Gasolina 1,70€/l). A primeira paragem foi no Teatro romano de Aspendos (capacidade 15000). O Bernardo e a Leonor andaram de camelo à entrada. Seguimos para Side onde visitámos o Museu Romano. Almoçámos Kebab em cima do mar e percorremos as ruas do centro. O Bernardo conseguiu o seu “sonho” de ter um frasco para fazer bolhinhas. Depois seguimos para Manavgat onde vimos o ambiente sem sair do carro. É uma cidade grande no interior. Voltámos para o hotel onde chegámos às 18h… à piscina. Ao jantar os miúdos fizeram pizza.

2008_09

7/7 – Lara Beach
Estivemos o dia todo mais na piscina e nos escorregas que na praia. A água do mar também parecia ter arrefecido um pouco. Almoçámos pizza na Yörüt Tent. À noite o jantar do costume na esplanada do Restaurante Jasmin, o vinho Rosé e a chamada para Mini-Disco onde às 20h30 as crianças iam para a sua discoteca. Às 21h30 começou no anfiteatro o excelente espectáculo de folclore turco, com dança do ventre incluída.

2008_11

8/7 – Antalya – Lisboa
Piscina. Saída para o aeroporto às 12h30. Check-in e últimas compras. Partida às 15h e chegada às 18h30 a Lisboa (20h30 na Turquia)

Agosto França – Bélgica
Paris, Mons, Bouillon, Bruxelas, Disneyland Paris

2008_mapa3

12/8 – Lisboa – Paris
Partimos de Lisboa TAP às 10h40 (1h atraso) e chegámos a Orly às 14h (hora França) com transfer Cars Air France até Invalides e táxi até Hotel Ibis Montmartre (Place Clichy). Caminhámos a pé pelo Bd.Clichy, passando por Place Pigalle e subimos ao Sacré Couer para visitar a igreja. Passeámos por Montmartre. Fomos de Metro para Trocadero e admirámos a Torre Eiffel. Jantámos no McDonald’s (Rue de Passy).

2008_12

13/8 – Paris – Mons
Fomo de Metro para Torre Eiffel (Trocadero) e subimos depois de 1h30 na fila. Passeámos pelo Champ de Mars  e fomos de Metro para Marais (St.Paul), Rue St.Antoine, Place des Vosges onde estivemos num Parque infantil. Passámos por vários pátios no Marais a fazer lembrar a sequela “Antes do Amanhacer”. Fomos até ao Hotêl de Ville e apanhámos o Metro para o Hotel Ibis e depois Táxi para Gare du Nord. Às 19h43 apanhámos o Thalys (TGV) para Mons (chegada às 21h01) onde o Arkadi nos foi buscar à estação e fomos jantar à Grand Place. Depois fomos todos pela primeira vez para a nova casa Chateau le Bocage.

2008_132008_14

14/8 – Mons
Ficámos por casa, com os miúdos a passarem todo o tempo na Moto4 (quad). Às 16h fomos a Mons onde visitámos o centro da cidade e depois fomos jantar a casa do Jersy em Ghlin. O jantar foi Frites – Metrailletes.

2008_152008_16

15/8 – Mons – Bouillon
Saímos às 9h com os pais da Barbara para ir às Ardenas. Fizemos 140 km até Bouillon onde visitámos o castelo medieval, almoçámos na cidade e depois voltámos em direcção a Mons. Ainda parámos numa cervejaria perto de Chimay onde petiscámos.

2008_17

16/8 – Mons
Ficámos em casa do Arkadi, andámos de Moto4 (eu estava adoentado). À tarde saímos com o BMW antigo e visitámos o apartamento onde eles viviam no centro de Mons. À noite jantámos em casa do Arkadi com toda a família Sanzarowski.

2008_18

17/8 – Mons
Ficámos todo o dia em casa do Arkadi, com Moto4 e futebol ocasionalmente.

18/8 – Mons – Bruxelas – Disneyland Paris
Saímos de Mons às 9h30 e fomos direitos a Bruxelas ao Atomium. Do Atomium fomos para o centro onde visitámos o Manneken Pis e a Grand Place. Às 15h00 apanhámos o TGV directo para a estação da Disney (Marne la Vallée-Chessy) com mudança de comboio em Lille. Chegámos à Disney às 17h. Ainda aproveitámos a piscina do Hotel Thomas Cook Explorers. Jantámos pizza no hotel.

2008_192008_20

19/8 – Disneyland Paris
Saímos cedo do hotel para entrar antes das 10h no Disney Park. Pela Main Street chegámos à Casa Assombrada. Seguimos para os Piratas das Caraíbas (em barco com o Jack Sparrow a aparecer). Vimos o musical Tarzan e seguimos para Buzz Lightyear (tiros com pontos). Vimos na rua Carruagens das personagens Disney. Na Space Mountain (montanha russa muito agitada no escuro) fui sózinho. Depois fomos a Star Wars Tour (simulador)  e “Querida encolhi a audiência” (filme 3D com efeitos especiais). Entrámos no mundo fantástico do Small World (povos do mundo – de barco) e terminámos o dia com o Desfile Disney. À noite estivemos na piscina do hotel e jantámos pizza.

2008_21

20/8 – Disneyland Paris
Neste dia visitámos o parque Walt Disney Studios. Começámos pelos Cars, depois continuámos com Monstros & Cia, um desfile, Tram Tour (visita quiada a estudios Disney (com explosões e quedas de água), Tapetes voadores do Aladino, Cinemagique (Actor Martin Short vai mudando de filmes pelos tempos), Espectáculo de duplos com motas e carros, Desfile Rock’n’Roll com participação especial de Fred, Animagique (espectáculo de música e dança com Pato Donald e outras personagens, Montanha russa do Nemo (no escuro e muito agitado – 1h15 de espera), Disney Park: Desfile, Espetáculo Rei Leão (musical), Desfile nocturno e fogo-de-artifício. Voltámos às 23h30 ao hotel.

2008_22

21/8 – Disneyland Paris
No último dia, voltámos ao Disney Park. Apanhámos o Comboio Disney até Discovery Land e fomos à Autopia (Bernardo conduziu carrinho pela estrada), Buzz Lightyear, Labirinto Alíce País das Maravilhas e Castelo Passagem de Aladino. Seguimos para a montanha russa mais popular, a Thunder Mountain (montanha russa muito gira passando pelo lago e montanhas), Branca de Neve (em carruagem). Entretanto, o Bernardo vestiu-se de Peter Pan e visitámos o castelo da Disney. Jantámos no Planet Hollywood e ainda estivemos na Piscina do hotel.

2008_23

22/8 – Paris – Lisboa
Estivemos na Piscina do hotel e perto das 12h saímos de autocarro para apanhar o autocarro para Orly. Partimos às 17h10 no vôo da TAP e chegámos às 18h30 a Lisboa.

Dezembro Espanha

29/11 a 1/12
Ski na Serra Nevada com Manuel, Manuel Maria, Cid, Rui e Serra. Saída às 16h40 com Rui e chegada às 1h30 (espanholas). Estadia no Hotel Melia Sierra Nevada. Descida do Rio sábado e domingo com condições agrestes para o ski. Regresso no dia 1/12 às 17h30 e chegada a Lisboa às 0h30.