2012

>> Março Espanha
Serra Nevada, Salobreña, Granada

>> Julho Tailândia
Bangkok, Koh Samui

>> Agosto Suécia – Estónia – Finlândia
Estocolmo, Tallin, Hensínquia, Turku


Março Espanha
Serra Nevada, Salobreña, Granada

2012_mapa1

25/3 – Lisboa – Serra Nevada
Saímos de casa às 10h30 e chegámos à Serra Nevada às 19h15 (Espanha) ao Hotel Kénia Nevada. Fomos logo à loja de aluguer de equipamento, aos forfaits e ainda à piscina do hotel.

26/3 – Serra Nevada
Os miúdos foram às aulas de ski das 10-13h. À tarde andámos todos juntos pela Laguna. A Cristina foi a Granada e ao Alhambra. Ao fim do dia relaxámos na piscina.

2012_01

27/3 – Serra Nevada
Os miúdos foram às aulas de ski das 10-13h. Almoçámos na Loma Dilar e vimos a final do Campeonato do Mundo de Juniores de Snowboard em Half Pipe. À tarde as meninas foram embora e fizemos pistas pretas. Ao fim do dia relaxámos na piscina.

28/3 – Serra Nevada
Os miúdos foram às aulas de ski das 10-13h. Esquiámos todos juntos à tarde com a Carolina já mais animada e a esquiar melhor. Fizemos a pista de saltos. Ao fim do dia relaxámos na piscina.

29/3 – Salobreña – Granada
Num dia de greve geral em Espanha, a estância de ski fechou. Aproveitámos o bom tempo na costa do Mediterrâneo para irmos até à praia em Salobreña. Almoçámos na praia e demos uns bons mergulhos. Com perto de 5 C em Pradollano (2600 m) chegámos à praia com 25 C, numa distância de 100 km. No regresso fomos ainda a Granada e visitámos a Catedral.

2012_02

30/3 – Serra Nevada
Só o Bernardo e o Miguel fizeram as aulas de manhã. À tarde andámos juntos, fizemos o half pipe e ainda acbámos nas pistas pretas. Regressámos a Portugal com partida às 18h15, depois de reclamação do dia sem ski e de um duche no hotel. Jantámos na A66 pouco depois de Sevilha e chegámos a casa à 1h00.


Resumo de 2012 >> início da página

Julho Tailândia
Bangkok, Koh Samui

2012_mapa2

14/7 – Lisboa – Dubai
Partimos de Lisboa às 18h para um vôo de 7 horas da Emirates até ao Dubai (+3 horas que Lisboa). Partimos do Dubai às 9h45 do dia seguinte e, após um vôo de 6 horas, chegámos a Bangcoque perto das 20h (Bangcoque tem mais 6 horas que Lisboa).

15/7 – Dubai – Bangkok
Chegámos ao Hotel Holiday Inn Silom (em Silom Road) cerca das 20h. Devido ao jet-lag e para estarmos frescos de manhã, comemos uma pizza no quarto e dormimos.

16/7 – Bangkok
De manhã às 9h chegou ao hotel o nosso guia Pong para nos fazer uma visita guiada por 3 templos de Bangkok. Começámos atravessando Chinatown e o mercado das Flores e visitámos o Wat Traimit, o templo onde está o Golden Budha (um buda enorme com 5,5 toneladas de ouro maciço). Seguimos para o Wat Pho, o templo budista que contem um Budha reclinado (estado Nirvana) gigante com 45 metros de comprimento deitado. Este templo é um complexo grande com vários edifícios e um dos mais antigos e importantes de Bangkok. Seguimos para o Wat Benchamabophit, o templo de mármore. Depois de uma loja de predras preciosas, seguimos para o Palácio Real (Templo Wat Phra Kaew) já por nossa conta. Almoçámos e apanhámos um barco de carreira para a outra margem do Rio Chao Phraya, para visitar o Wat Arun e regressámos ao hotel de longtail boat. Estivemos na piscina do hotel, jantámos e fomos ao mercado noturno de Patpong. Voltámos de tuk-tuk para o hotel.

2012_032012_042012_052012_06

17/7 – Bangkok
Saímos a pé até ao cais perto de Silom e seguimos numa tour de barco pelos canais de Thonburi (margem esquerda do rio Chao Phraya). De volta à base, apanhámos o Metro BTS (aéreo)  de Saphan Taksin para Ratchathewi. Fomos num tuk-tuk para a Bayoke Tower, o maior arranha-céus da Tailândia. Subimos ao 84º andar para ver a vista numa plataforma rotativa. Apanhámos um Táxi para Siam Square e fomos ao shopping MBK. Almoçámos no McDonald’s e voltámos de Metro BTS até Surasak onde caminhámos até ao hotel. Estivemos na Piscina e saímos para o espectáculo Siam Nirit que incluía jantar de buffet. Foi um espectáculo fantástico sobre a história da Tailândia num auditório para 2000 pessoas.

2012_07
2012_08

18/7 – Bangkok – Koh Samui
Depois de perdermos o transfer para o aeroporto devido à confusão dos vouchers, apanhámos um táxi para o aeroporto onde, ao fazer o check-in, descobrimos que tínhamos reservas em vôos diferentes. Já não foi possível mudar e assim, fui num vôo com a Cristina e os miudos com a avó noutro. Ambos da Bangkok Airways com destino a Koh Samui (1 hora de vôo). Chegámos ao Hotel Imperial Samui (4* Sup), na Praia de Chaweng Noi, onde nos recebeu o Roberto, guia italiano da Asian Trails. Marcámos com ele o aluguer de um carro e uma passeio às ilhas do Parque Nacional de Angthong. Estivemos o resto do dia na Piscina e na Praia. Jantámos no Bistro Samui na praia, com as mesas na areia.

19/7 – Koh Samui
Estivemos na Praia e na Piscina do hotel. Almoçámos no Bistro Samui. À tarde fizemos umas massagens na praia. Jantámos no italiano Marco Polo, caminhando pela estrada perto do Hotel.

20/7 – Koh Samui
Partimos às 9h30 com o carro alugado para dar a volta à ilha. Começámos pelo Miradouro sobre a Praia de Chaweng. Continuámos para Silver Beach onde visitámos um Templo Budista. Visitámos as atracções Hin Yai (rochas avô e avó) e seguimos para Lamai Beach onde demos uns mergulhos. Fizemos uma incursão para o interior da ilha para ver a Cascata Na Mueang. Continuámos pela Estrada sul da Ilha e almoçámos junto ao mar. Passámos por Na Thon, a capital da ilha com seu porto e seguimos para Bophut onde visitámos o Templo do Buda. Passeámos por Fisherman’s Village e ainda acabámos na Piscina do hotel. Com o carro, saímos para jantar em Chaweng. Os miudos comeram no McDonald’s e nós no Shopping Tesco.

21/7 – Koh Samui
Partimos às 8h para o transfer que nos levou ao cais de Na Thon. Fomos de barco conhecer as ilhas do Parque Nacional de Ang Thong. Primeira paragem para uma passeio de kaiak de 45 minutos (entrámos em grutas) antecedido de um pouco de snorkeling à volta do barco. Partimos para a 2ª paragem com almoço pelo meio, servido pelo comandante alemão careca de barba grande. Subimos ao miradouro de onde se pode observar as outras ilhas e a lagoa esmeralda. Nadámos na praia e regressámos de barco ao nosso barco que estava fundeado ao largo. Demos mais uns mergulhos à volta do barco com saltos para a água. Fui picado por uma alforreca que me deixou com arrepios todo o dia. Regressámos à Ilha de Samui ainda a tempo da piscina. Jantámos no Bistro Samui.

2012_09
2012_10
2012_11
2012_12

22/7 – Koh Samui
Estivemos na Praia e na Piscina. Almoçámos na esplanada do hotel na praia. Fizemos mais umas massagens na praia. Fomos à noite a Chaweng de Songtaew, as carrinhas de caixa aberta que fazem o transporte em Samui. Fomos jantar ao um restaurante muito giro e andámos nas compras.

2012_13

23/7 – Koh Samui
Estivemos na Praia e na Piscina. Almoçámos na piscina. Caminhámos até ao fim da praia de Chaweng Noi com vista para a Praia de Chaweng. Jantámos no Bistro Samui e lançámos uma lanterna para o ar para dar sorte à família.

2012_14

24/7 – Koh Samui – Bangkok
Estivemos na Praia e na Piscina. Almoçámos na piscina. Fizemos mais umas massagens na praia. Partimos para o aeroporto às 20h. e embarcámos num vôo da Bangkok Airways.

2012_15

25/7 – Bangkok – Dubai – Lisboa
Partimos de Bangkok para o Dubai às 2h30 e chegámos ao Dubai às 5h. Partimos às 9h e chegámos a Lisboa às 14h.


Resumo de 2012 >> início da página

Agosto Suécia – Estónia – Finlândia
Estocolmo, Tallin, Hensínquia, Turku

2012_mapa3

12/08 – Lisboa – Estocolmo
Partimos na TAP às 9h e chegámos a Estocolmo às 14h. A troupe era grande desta vez: Bernardo, Carolina, Cristina, Avó, Isabel, Miguel, Rita e Alexandre. Apanhámos o comboio Arlanda Express (20 minutos) com destino à Estação Central de Estocolmo. Daí apanhámos o Metro e saímos na estação Zinkensdam. Caminhámos até ao Hostel Zinkensdam. Ficámos em 2 quartos de 4 pessoas cada, em beliches. Fomos de Metro a Gamla Stan, o centro medieval da cidade que fica numa ilha. Caminhámos pela Praça Stortorget, Palácio Real e jantámos na Pizzeria Micheangelo.

2012_16

13/08 – Estocolmo
No excelente pátio do Hostel, tomámos o pequeno-almoço comprado no supermercado sob um sol que parecia português. Apanhámos o Metro até Gamla Stan e passeámos pela Praça Stortorget e Academia Nobel. Vimos a mudança da guarda real às 12h15. Visitámos a catedral luterana e subimos à torre para uma vista espectacular da cidade. Almoçámos cachorros quentes numa roulotte e depois fomos fazer um passeio de barco pelos canais de 2 horas (“Under the bridges tour”) que incluiu uma volta completa à ilha Sodermalm passando por 2 comportas que fazem a separação entre o Báltico e o Lago Malaren. Depois do cruzeiro, caminhámos pela rua pedestre Drottninggatan e apanhámos o Metro para Hornsgatan. Cozinhámos e jantámos no hostel.

2012_17
2012_18
2012_19
2012_20

14/08 – Estocolmo
Seguimos o ritual e tomámos o pequeno-almoço no hostel, apanhámos o Metro até Gamla Stan. Caminhámos pelo exterior da ilha observando a Câmara Municipal e Parlamento. Visitámos o Palácio Real. Caminhámos por Strandvagen até à Ilha de Djurgarden. Visitámos o Museu Vasa que tem um barco do século XVII recuperado. Passeámos pelo Djurgardsvagen e lanchámos. Apanhámos o barco de ligação a Gamla Stan, subimos ao Elevador Katerina (Hiss), jantámos no McDonald’s e regressámos ao elevador com um lusco-fusco espectacular. Caminhámos até ao Hostel pela rua Sankt Paulsgatan passando pelo jardim Mariatorget.

2012_21

15/08 – Estocolmo – Tallin
Tomámos o pequeno-almoço no hostel, apanhámos o Metro até Globen. Como não pudemos ir logo (teríamos uma espera de 1h40) fomos à praia na ilha Langholmen e tomámos banho no Lago Malaren. Fomos buscar as malas ao hostel e ao supermercado para comprar pequeno-almoço para o cruzeiro. Apanhámos o Metro de Hornsgatan até Gardet. Caminhámos até ao Terminal da Silja Line. Com checkin às 16h15 entrámos no navio Baltic Queen e ficámos na cabine familiar exterior (2 cabines) 515. Partimos às 17h45. Navegação pelo canal de Estocolmo até ao Báltico, passando por muitas ilhas remotas, num fim de tarde com uma luz espectacular. Jantámos no Restaurante Grill e vimos o espectáculo do 007 no auditório do navio.

2012_22
2012_23
2012_24

16/08 – Tallin
Depois de uma paragem noturna em Marieham, chegámos a Tallin às 10h00. Apanhámos um táxi para Apartamentos Vene23 (edifício do séc.XV). Um russo e uma coreana (proprietários) levaram-me a mim e à Cristina ao outro apartamento na Praça da Liberdade. Já instalados, fomos passear pela Rua Vene, visitámos a farmácia do séc.XV já na Praça da Câmara municipal. Subimos à torre para uma vista fantástica da cidade e do Báltico. Almoçámos no McDonald’s em Viru Gatu (porta cidade) e subimos à colina Tompeea. Visitámos a Catedral Alexander Nevski (ortodoxa), passámos pelo Parlamento da Estónia e visitámos ainda  a Catedral luterana St.Maria onde também subimos à torre. Seguimos para 2 miradouros em Tompeea e para a moderna Praça da Liberdade. Estivemos ainda num parque infantil junto à Igreja Nigulliste. Voltámos à Praça central e Rua Pikk. Fomos para o Apartamento maior e jantámos lá. Eu e a Cristina voltámos ao nosso apartamento.

2012_25
2012_26

17/08 – Tallin – Hensínquia
Eu, Mãe e Cristina saímos de manhã e visitámos a Igreja Santo Olavo onde subimos à torre (129 m total – 258 degraus). Eu e a Cristina fomos ao nosso apartamento buscar as malas e passámos por Viru gatu (porta cidade) e Passagem Catarina. Juntámo-nos no outro apartamento em Vene23. A Rita e o Alex foram de taxi com os miudos e levaram todas as malas. Nós fomos a pé até ao terminal portuário da Linda Line. Apanhámos às 15h o barco Linda Express para Helsínquia, um barco rápido tipo hovercraft (velocidade 65 km/h) e em 1h30 chegámos a Helsínquia, passando ainda pelas ilhas de Helsínquia, incluindo a ilha fortificada Suomenlinna. Caminhámos até ao Hotel Omena na rua Lonnrotsgatan, um hotel low-cost sem recepção. Passeámos pela avenida Esplanade Park até à praça do mercado em frente ao mar. Fomos até à Praça do Senado onde fica a Catedral. Jantámos na Pizza Hut e fomos ainda a Glasspalats e Kampi.

2012_27

18/08 – Helsínquia
Fomos a Glasspalatsi e visitámos a igreja de madeira. Comprámos o pequeno-almoço no supermercado e tomámo-lo no jardim de Esplanade Park. Caminhámos até à Praça do mercado onde apanhámos o Tram 3T que faz um percurso turístico que deu uma volta completa passando junto ao estádio olímpico e à Templeaukio (Igreja nas rochas). Visitámos Catedral ortodoxa Uspenskin e seguimos para a Ponte do amor (com cadeados). Almoçámos sandes junto à Catedral luterana e ainda cachorros na feira (Praça do mercado). Fomos ao Parque Kaisaniemen e jantámos no McDonald’s. Visitámos a Catedral de Helsínquia (luterana) às 20h onde uma senhora nos explicou a história. Regressámos ao Hotel Omena pela Esplanade.

19/08 – Helsínquia – Turku
Comprámos o pequeno-almoço no supermercado e fomos apanhar o comboio às 14h para Turku/Abo (2 horas). Chegámos às 16h e fomos para o Hotel Omena (Rua Humlegardsgatan). Fomos passear pela Praça do mercado (igreja ortodoxa) e junto ao Rio. Visitámos à Catedral de Turku que alberga o Arcebispo da Finlândia. Começou a chover pela 1ª vez mas continuámos o passeio junto ao rio na margem sul. Passámos pela Câmara municipal e pelos típicos edifícios antigos em madeira Arte Nova. Jantámos Kebab num restaurante iraquiano.

2012_28
2012_29

20/08 – Turku – Estocolmo
Às 7h15 fui à Estação de comboio pedir 1 táxi para 9. Embarcámos no navio Amorella (Viking Line) às 8h30 e partimos às 8h45. Tivemos muita diversão e actividades a bordo, incluindo salão para crianças com piscina de bolas, jogos de consolas e show de homenagem a Rod Stewart. O navio fez uma paragem às 12h em Marieham nas Ilhas Aland (finlandesas) e chegámos a Estocolmo às 19h no terminal da Viking Line. Apanhámos o autocarro da Viking e ficámos na estação central onde fomos a pé até ao Hotel Omena em Torsgatan. Jantámos Kebab em Vasagatan e passeámos à noite pela Rua pedestre Drottninggatan.

2012_30

21/08 – Estocolmo – Lisboa
Apanhámos o Metro até Globen e subimos ao topo do Globo onde se vê a cidade toda. Tomámos o pequeno-almoço e fomos ao hotel buscar as malas. Apanhámos o comboio rápido Arlanda Express para o Terminal 5 do Aeroporto Arlanda de Estocolmo. Partimos às 15h e chegámos a Lisboa às 18h30.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *