Oceânia

Costa Leste da Austrália

A Austrália é um continente e jamais poderia ser visitada toda de uma vez. É portanto necessário fazer opções e escolher região. Ainda assim o que aqui propomos é muito ambicioso e por isso requer 4 semanas. Serão umas longas férias com muita aventura, também bastante caras, mas não se vai ao outro lado do mundo muitas vezes, por isso quando se vai deve-se ir em grande. A viagem aqui proposta percorre a costa leste da Austrália desde Sydney até Cairns.

O percurso que desenhámos começa com a chegada a Sydney. Aqui precisará de alguns dias para se ambientar ao novo fuso horário e conhecer esta brilhante cidade. De Sydney voamos para Brisbane ou directamente para Gold Coast. Continuando para Sunshine Coast baseada em Noosa. Segue-se Frasier Island e um voo para Whitsundays Islands onde poderá descobrir a Grande Barreira de Coral. Daqui seguimos sempre por estrada até Cairns de onde será feito o regresso à Europa, não sem antes visitar Daintree Forest um pouco a norte.

De Sydney a Cairns pela costa são 2600 km quase como de Lisboa a Berlim. É por isso necessário fazer as melhores escolhas das regiões a explorar, não só pela beleza como pela diversidade mas também o clima que poderá variar do Inverno ameno de Sydney ao calor tropical de Cairns. Em todo este percurso identificamos duas regiões de menor interesse que podem ser dispensadas com voos de progressão no território. No entanto se decidir antes alugar um camper van poderá fazer todo o percurso por estrada. O comboio não é uma boa opção na medida em que não chega a todos os pontos onde um carro pode chegar e nos momentos que lhe apetecer. Assim, as zonas de maior interesse são Sydney, Brisbane e a região a norte até Frasier Island. Daqui pode saltar a costa até Whitsundays Islands, centradas em Airlie Beach, um excelente local para realizar actividades na Grande Barreira de Coral. De Airlie Beach vale pena seguir por estrada até Cairns passando por Hinchinbrook Island e Mission Beach. A região a norte de Cairns também é muito bonita, Daintree Forest e Cape Tribulation. O regresso à Europa será feito a partir de Cairns.

Preço estimado

O preço desta viagem depende de muitos factores e diversas escolhas pessoais e por isso não faz sentido apresentar aqui uma estimativa. No entanto deverá contar pelo menos com os seguintes custos:

  • Voo intercontinental para Sydney e de Cairns
  • 2 voos domésticos
  • 24 noites de alojamento caso não opte por dormir no camper van
  • Aluguer de carro ou camper van em Brisbane ou Gold Coast

Quando ir

O percurso que propomos tem vários climas associados, desde o clima subtropical oceânico de Sydney e Brisbane com Invernos amenos e Verões muito quentes ao clima tropical de Cairns com chuvas abundantes no Verão. Assim voltando à frequente necessidade de fazer férias no Verão europeu devido às férias escolares, este é um excelente período para percorrer a costa leste da Austrália. Começando em Sydney no Inverno do hemisfério sul pode apanhar-se um tempo fresco, mas à medida que se sobe para norte as férias vão aquecendo até ao ponto que chega a Cairns na melhor altura do ano na época seca. Além disso no norte da Austrália é praticamente proibido tomar banho na maior parte das praias durante o Verão devido às alforrecas letais que frequentam estas águas.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *