América

Patagónia

A Patagónia é um destino de sonho para os viajantes mais aventureiros. Significa paisagens magníficas de montanhas, lagos, glaciares, fiordes, etc. Significa ainda lugares remotos e viagens de ligação cheias de aventura e um clima extremo. A Patagónia abrange toda a ponta sul da América do Sul numa área de cerca de 2 milhões de km2 entre o Chile e a Argentina. A Terra do Fogo é muita vezes considerada também parte da Patagónia. Ficando este destino na ponta sul do continente, qualquer viagem para lá será longa e passará por Buenos Aires e/ou Santiago. É uma boa ideia ir por uma e voltar por outra. Assim com o tempo necessário para visitar as duas capitais, 4 semanas é o tempo ideal para esta viagem. Também poderá ser feita em 3 semanas, mas poderá ser necessário abdicar de algumas visitas ou manter um ritmo mais acelerado.

Explore a página da Argentina

Explore a página do Chile

O percurso proposto para esta viagem envolve um começo em Buenos Aires seguido de um voo para Ushuaia. Daqui a próxima paragem mais óbvia será Punta Arenas no Chile, com uma travessia do Estreito de Magalhães. Depois deverá montar uma base de alguns dias em Puerto Natales que lhe permitirá visitar o Parque Nacional Torres del Paine e o Glaciar de Perito Moreno na Argentina. Em Puerto Natales poderá também embarcar numa aventura de 4 dias a navegar pelos fiordes do Chile até Puerto Montt. Daqui apanha um voo para Santiago e termina as férias ou com mais dois dias disponíveis ainda pode visitar Valparaíso e dar um mergulho no Pacífico. O itinerário proposto para esta viagem inclui:

  • 3 dias em Buenos Aires
  • 4 dias em Ushuaia
  • 6 dias em Punta Arenas / Puerto Natales
  • 4 dias em navegação nos Fiordes
  • 3 dias em Santiago
  • 2 dias em Valparaíso / Viña del Mar

Buenos Aires é uma cidade monumental, uma grande metrópole com um elevado interesse cultural e arquitectónico. É obrigatório visitar o bairro de La Boca e ver um espectáculo de tango em San Telmo.

Começando a aventura na Patagónia em Ushuaia, há aqui muito a ver e a fazer, desde logo o Parque Nacional Tierra del Fuego ou um passeio de barco pelo Canal Beagle. De Ushaia apanha-se um autocarro para Punta Arenas atravessando o Estreito de Magalhães num ferry-boat. Após um suficiente dia de visita segue-se para Puerto Natales. Nesta cidade austral podia facilmente ficar-se uma semana inteira sempre com coisas para fazer, mas aquela que é certamente obrigatória é a visita ao Parque Nacional Torres del Paine, um dos lugares onde vimos algumas das mais bonitas paisagens do mundo. Pode contratar-se uma tour que num dia dará uma ideia da beleza deste parque, ou em alternativa fazer alguns dos trilhos que existem em circuitos pré-definidos que podem durar horas ou dias. Desde Puerto Natales também é possível num dia visitar o Glaciar de Perito Moreno na Argentina, embora seja uma longa viagem de muitas horas para cada lado em estradas com troços de gravilha. Mas se não puder ser de outra maneira valerá certamente a pena pelo resultado final. De Puerto Natales podemos navegar pelos fiordes do Chile num cargueiro durante 4 dias. Será uma viagem que recordará para sempre apesar do conforto reduzido.

Em Puerto Montt poderá visitar a região dos vulcões ou apanhar logo um voo para Santiago, a bonita cidade que fica junto aos imponentes Andes e que tem até estância de ski a curta distância. Santiago não apresenta uma arquitectura e um carisma tão rico como Buenos Aires mas é uma bonita cidade com avenidas modernas mas também bairros tradicionais. Desde Santiago pode fazer-se passeios de um dia ou dois a Valparaíso e até mergulhar no Pacífico em Viña del Mar.

Preço estimado

2800 € por pessoa em quarto duplo com pequeno-almoço, incluindo:

  • Voo intercontinental
  • 2 voos domésticos
  • 17 noites em alojamento
  • Barco entre Puerto Natales e Puerto Montt

Quando ir

Esta região do mundo tem um clima extremo. Ushuaia fica numa latitude de 55º S equivalente a Copenhaga no hemisfério norte e é por isso muito aconselhável viajar no Verão do hemisfério sul, ou seja, não fugir muito do período entre Novembro e Fevereiro.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *