América

Brasil Rio – Santos

A estrada que percorre o litoral brasileiro ao longo da BR-101 e que é conhecida como a Rodovia Rio-Santos liga estas duas cidades entre os estados de Rio de Janeiro e São Paulo numa distância de 550 km. É uma viagem espectacular que passa por algumas das praias mais bonitas de sempre enquadradas com a Serra do Mar formando paisagens incríveis do verde da Mata Atlântica. Além das praias há ao longo do percurso bonitas vilas como Paraty, duas ilhas maravilhosas Ilhabela em São Paulo e Ilha Grande no Rio de Janeiro.

Explore a página do Brasil

Propomos iniciar a viagem em Santos para que possa terminar na “Cidade maravilhosa”. Supondo que chega ao Brasil via São Paulo, descer a Serra do Mar até Santos são 80 km. Esta cidade juntamente com São Vicente mesmo ao lado merece uma visita porque tem um grande significado histórico. Depois da Bahia, São Vicente foi a primeira colónia portuguesa no sul do Brasil. Logo depois de Santos aparece Guarujá com grandes praias urbanas que são destino frequente dos paulistas. Continuamos para Bertioga e o enorme areal da Praia de São Lourenço. Continuando pela costa do Estado de São Paulo seguem-se bonitas praias como Juqueí e Maresias antes de chegar à maravilhosa Ilhabela. Aqui a Praias dos Castelhanos é inesquecível. A última paragem em São Paulo é Ubatuba com praias exóticas cobertas pelo manto verde da Mata Atlântica praticamente até à areia da praia.

Entramos nos Estado do Rio de Janeiro em Paraty, a bonita cidade do século XVI com um núcleo histórico muito bem preservado. Entramos na região de Angra dos Reis e suas múltiplas opções de lazer. Aqui existem várias ilhas para veraneio, com destaque para Gipóia e a espectacular Ilha Grande. Começamos a aproximar-nos do Rio de Janeiro pelo Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca. Finalmente estamos em Copacabana ou Ipanema onde são merecidos mais uns dias para conhecer uma das mais bonitas cidades do mundo.

Quando ir

O melhor período para aproveitar as deliciosas praias ao longo da Rio-Santos é desde Outubro a Abril sobretudo devido ao tempo fresco que existe mais para sul no Inverno. Entre Dezembro e Fevereiro chove bastante no litoral de São Paulo.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *