Europa

Açores

Em pleno Atlântico, os Açores são uma perfeita combinação de verde e azul, natureza e tradição. O azul do mar é único e cada uma das nove ilhas tem os seus encantos e diferenças. Existem 3 grupos de ilhas sendo que a proximidade dentro de cada grupo permite a deslocação de barco, mas de um grupo para outro o avião é mais eficaz.

Explore a página dos Açores

Os roteiros pelas nove ilhas são variados e dependem do tempo disponível. Mas o que sugerimos para começar é um circuito pela ilha de São Miguel e pelo triângulo de ilhas Pico, Faial e São Jorge e a isto juntar uma pitada de aventura como a subida ao Pico ou a descida às Fajãs de São Jorge. O percurso que sugerimos para uma viagem de 12 dias a 2 semanas nos Açores inclui:

  • 5 dias em São Miguel
  • 3 dias no Pico
  • 3 dias em São Jorge
  • 2 dias no Faial

São Miguel é uma ilha lindíssima, muitos acham-na a mais bela. Tem montanhas, lagoas, cascatas, praias, comida deliciosa e muitas actividades para fazer desde um passeio pelas margens das Sete Cidades, a descida à Lagoa do Fogo, o surf na Ribeira Grande, a visita à plantação de chá, o Ilhéu de Vila Franca do Campo, enfim aqui faremos um roteiro detalhado para que possa optimizar o seu tempo em São Miguel.

De São Miguel pode partir para a Ilha do Pico. É uma ilha igualmente grande como São Miguel. Aqui sugerimos fortemente que prepare uma subida ao Pico, o vulcão que se eleva a 2351 metros. É um esforço físico notável e por isso não aconselhamos a crianças pequenas, mas por exemplo para adolescentes será um feito inesquecível. Este passeio dura um dia inteiro desde o nascer do sol, ou pode ser feito ao fim da tarde para pernoitar na cratera e ver o nascer do sol. Na Ilha do Pico há vários locais para mergulhar no bonito azul Atlântico. As vinhas do Pico são património mundial e a observação de baleias é uma actividade forte nesta ilha.

Do Pico, em São Roque, seguimos de barco para São Jorge onde chegamos à vila de Velas. É uma ilha lindíssima com as suas fajãs. Algumas têm acesso de carro como a Fajá das Almas na costa sul e a Fajã do Ouvidor na costa norte. Em qualquer das duas é obrigatório dar um mergulho no oceano e se possível fazer snorkeling para mais desfrutar daquele mar maravilhoso. Mas um dos lugares mais bonitos da ilha e quiçá do mundo é a Fajã da Caldeira de Santo Cristo. Não é acessível de carro e por isso é uma belíssima aventura fazer uma caminhada até lá com um piquenique junto à lagoa.

Por fim, partimos de São Jorge com destino ao Faial onde chegamos ao porto da Horta, local por onde passam todos os navegadores que atravessam o Atlântico Norte. A sua marina é famosa pelas pinturas e pelas mensagens deixadas no Peter’s Sport Café onde é obrigatório beber um gin tónico. O Faial é uma ilha pequena mas tem muitos encantos, desde logo a visão do Pico em quase todo o lado. Há boas praias de areia aqui como o Porto Pim ou o Almoxarife. Um passeio pela Caldeira e abundantes hortenses é muito agradável. Não esquecer a zona dos Capelinhos onde a erupção de 1958 mudou a paisagem e tem agora um centro museológico muito interessante. Do Faial pode regressar directamente ao continente.

Preço estimado

800 € por pessoa em quarto duplo com pequeno-almoço, incluindo:

  • Voos
  • 12 noites em alojamento local
  • Aluguer de carro em todas as ilhas

Quando ir

A melhor altura para visitar os Açores é sem dúvida o Verão podendo assim aproveitar os muitos locais fantásticos onde se pode nadar, incluindo boas praias. Visitar os Açores sem desfrutar daquele mar não é a mesma coisa. Além disso, há uma razão forte para estas ilhas serem tão verdes, é que também chove muito e o Verão é o período mais seco.

2 comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *