Ásia

Laos e Tailândia

A Tailândia é um destino completo como comparamos muitas vezes com o México na América Central. Ambos têm um povo super hospitaleiro e simpático. Ambos têm boa comida. Ambos têm uma história e cultura riquíssimas, paisagens maravilhosas, cidades, monumentos, antigas civilizações, praias fantásticas. São dois destinos de eleição no mundo, dois países carismáticos cada um à sua maneira. Neste caso a Tailândia é um vasto país com várias regiões carregadas de argumentos para serem visitadas. Começando pela fabulosa metrópole Bangkok e os seus templos, o seu rio e canais, Chiang Mai no norte, as praias de Phuket ou Koh Samui, a antiga capital de Ayutthaya e muitas outras coisas. Neste percurso decidimos incluir a passagem por Luang Prabang no Laos pois é um dos pontos mais importantes de passagem para os viajantes no sudeste asiático e permite conhecer outro povo e cultura, além estar a um pequeno voo de distância de Chiang Mai.

Explore a página da Tailândia

No itinerário proposto começamos em Luang Prabang no Laos com pelo menos 3 dias, para nós o mínimo necessário para justificar um voo para um destino e todo o tempo que se perde associado ao aeroporto e ao transfer, acomodação, etc. Daqui segue-se um voo directo para Chiang Mai com mais 3 dias de visita. Agora há duas opções consoante o gosto, voar directamente para uma praia como Koh Samui e terminar em Bangkok para o voo de regresso, ou voar para Bangkok para passar outros 3 ou 4 dias e terminar numa praia. Neste caso, Phuket tem voos directos para o Ocidente ou o Médio Oriente e por isso também pode ser um ponto de regresso a casa. Este itinerário sugerido propõe:

  • 3 dias em Luang Prabang
  • 3 dias em Chaing Mai
  • 3 dias em Bangkok
  • 5 dias em Koh Samui

Luang Prabang foi a capital real do Laos até 1975. É conhecida pelos seus muitos templos budistas e o enquadramento da cidade na confluência dos rios Mekong e Nam Kham. Tem um ambiente muito relaxado e hospitaleiro recebendo muitos viajantes. Todas as manhãs os monges budistas passeiam pelas ruas dando um bonito colorido à cidade e mostrando a verdadeira essência budista deste povo em que a grande maioria dos jovens passam por esta situação numa perspectiva de desenvolvimento espiritual.

Chiang Mai é uma cidade antiga também com vários templos budistas. Foi até ao século XVI a capital do reino de Lanna. Na verdade os motivos para visitar esta cidade são semelhantes a Luang Prabang, neste caso numa província da Tailândia, um país num estado de desenvolvimento muito superior ao Laos.

Bangkok é a capital da Tailândia, além de principal centro financeiro, comercial, cultural e histórico. Situada nas margens do Rio Chao Phraya, nas proximidades do Golfo da Tailândia, a cidade tem cerca de 8,2 milhões de habitantes e a área metropolitana uma população estimada de 14 milhões. Historicamente, Banguecoque está ligada a um pequeno posto de comércio no Reino Ayutthaya no século XV que cresceu em tamanho. Em Bangkok há inúmeras lugares a visitar, a começar pelos fabulosos templos budistas, desde logo o complexo do Grand Palace que é uma autêntica jóia de arquitectura e tem um templo importante do Buda esmeralda. Adjacente ao palácio fica o templo Wat Pho do Buda deitado. Há outros templos imperdíveis em Bangkok como o Wat Arat que do topo oferece magníficas vistas da cidade e do conturbado rio Chao Phraya. Um passeio de barco pelos canais do bairro Thonburi é uma experiência. Nas zonas mais modernas de Bangkok destacam-se Silom Road e Siam Square com os seus shoppings.

A escolha da praia para terminar as férias estará muito relacionado com o clima e a correspondente época do ano. Diríamos que no Verão europeu é mais seguro viajar para Koh Samui devido ao risco de chuva ser muito menor que Phuket ou Krabi devido às monções que afectam estas. Koh Samui é uma ilha com praias muito bonitas e um tamanho razoável que permite dar uma volta completa num só dia. A nossa praia preferida nesta ilha é Chaweng Noi, mas tem menos opções de alojamento que a popular Chaweng. Também é possível fazer bonitos passeios de um dia a ilhas próximas.

Preço estimado

1800 € por pessoa em quarto duplo com pequeno-almoço, incluindo:

  • Voo intercontinental
  • 3 voos domésticos
  • 14 noites em hotéis (tipo boutique hotel ou 4 estrelas)

Conte com mais 200 € por pessoa para tours e transferes.

Quando ir

Em grande parte do território que pretendemos visitar aplica-se o clima influenciado pelas monções de sudoeste que trazem muita chuva entre Maio e Outubro. No entanto, é perfeitamente possível visitar a Tailândia neste período que coincide com as férias escolares na Europa. Na maior parte dos dias, a época da chuva traduz-se numa chuvada tropical de meia-hora ao fim da tarde. Em Phuket a chuva tropical pode afectar um pouco mais a vida se a imprevisibilidade das chuvas durar vários dias seguidos. Por isso recomendamos antes visitar Koh Samui no Verão europeu.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *