Ásia

Vietname e Cambodja

Na nossa opinião, a viagem ao Vietname e Cambodja é, juntamente com a Tailândia, a melhor introdução a esta fantástica região do sudeste asiático sob várias perspectivas. De facto, em grande parte dos países desta região existem povos hospitaleiros com culturas milenares que exibem cidades, monumentos e paisagens absolutamente incríveis. Juntando a isso existem praias paradisíacos com águas quentes, gastronomia excelente e um custo de vida muito barato. Sendo países emergentes também apresentam uma infraestrutura muito boa que facilita muito a vida do viajante.

O Vietname é um bom exemplo disso, o Cambodja em geral nem tanto, mas especificamente a zona de Siem Reap onde se encontram os templos de Angkor está muito bem preparada para o turismo e tem inclusivamente serviços de alojamento excepcionais e muito baratos. Esta viagem apresenta uma grande diversidade de paisagens, cidades, praias e história e está no topo da nossa lista de viagens inspiradoras porque, além disso, é muito fácil e segura para pessoas que não estejam ainda familiarizadas com culturas exóticas. Também é uma viagem perfeita para quem quer conhecer um destino longínquo e levar a família, incluindo crianças, pois são destinos muito seguros, mesmo do ponto de vista do apoio a problemas de saúde.

Explore a página do Vietname

Explore a página do Cambodja

Roteiro

Definimos um itinerário base de 2 semanas seleccionando um conjunto diversificado de pontos de interesse para todos os gostos. Escolhemos alguns locais em cada região onde vale a pena montar a base durante alguns dias e daí partir para a descoberta. Desta forma é possível desfrutar realmente de cada local e evitar o stress de ter que mudar de alojamento quase todos os dias. Este itinerário sugerido propõe:

  • 4 dias no norte do Vietname, incluindo Hanói e Halong Bay
  • 7 dias no centro do Vietname, incluindo Hué, Danang, Hoi An e An Bang Beach
  • 4 dias em Siem Reap no Cambodja

No entanto, consoante a época do ano, os dias disponíveis e os interesses é possível adicionar à viagem destinos como Ho Chi Minh e o Delta do Mekong ou a cidade Battambang no Cambodja. Para quem gosta de praias tropicais sugerimos as fabulosas ilhas de Phu Quoc ou Con Dao no Vetname ou a praias de Sihanoukville no Cambodja.

Hanói

Hanói é o ponto de chegada mais óbvio ao Vietname devido às boas ligações aéreas com a Europa. A capital é uma cidade de 7 milhões de habitantes que é melhor experenciada pelo visitante caminhando pelas ruas estreitas do bairro antigo (conhecido já por Old Quarter) e usando a arte local de atravessar as ruas no meio do trânsito e das motas que tangencialmente se desviam dos peões. No bairro francês pode observar-se a arquitectura colonial da potência europeia que dominou o país desde 1885 até 1954. No norte do Vietname é imperdível embarcar num mini-cruzeiro na Baía de Halong, considerada por muitos uma das maravilhas naturais do mundo.

Danang

De Hanói para Danang é um voo de 1 hora. Também é possível viajar de comboio durante a noite em carruagens com camas. Danang é hoje uma cidade moderna e desenvolvida mas a sua região tem como principais interesses a visita à cidade imperial de Hué que foi capital do Vietname durante 150 anos durante o reinado da Dinastia Nguyễn e ao importante porto antigo de Hoi An onde chegavam europeus (incluindo portugueses) mas também chineses e japoneses para fazer comércio. Em Hoi An recomendamos a estadia na fantástica praia de An Bang mesmo ao lado da cidade. Vale também a pena o passeio de barco à ilha Cham com possibilidade de fazer mergulho ou snorkeling.

Angkor Wat

De Danang a viagem segue para Siem Reap no Cambodja, a enorme cidade que se ergueu em redor de Angkor Wat, a antiga capital do império Khmer que ainda hoje mostra o seu esplendor. O templo principal de Angkor Wat, o templo de Bayon ou o famoso Ta Prohm são lugares mágicos. É muito aconselhável visitar o complexo acompanhado de um bom guia. A cidade antiga tem uma área imensa e é impossível percorrer tudo a pé. Aliás o tempo de visita sugerido é 2 ou 3 dias, até porque conhecer e desfrutar calmamente deste magnífico complexo arqueológico é a principal razão de ter apanhado um avião até este lugar. Também recomendamos a visita a uma aldeia sob estacas nas margens do enorme lago Tonlé Sap, como a aldeia de Kampong Pluk.

Preço estimado

1800 € por pessoa em quarto duplo com pequeno-almoço, incluindo:

  • Voo intercontinental
  • 3 voos domésticos
  • 14 noites em hotéis (tipo boutique hotel ou 4 estrelas)
  • 1 noite de cruzeiro em Halong Bay com três refeições incluídas

Conte com mais 300 € por pessoa para vistos de entrada nos dois países, tours e transferes.

Quando ir

No norte do Vietname, o verão (Julho a Setembro) é época de monções. No entanto, esta pode ser a melhor altura para desfrutar das paisagens de Halong Bay. Apesar das fortes chuvadas tropicais que podem ocorrer, elas são passageiras. Por outro lado, é nesta altura que o sol mais brilha em contraposição ao céu cinzento que perdura no resto do ano.

O centro do Vietname é dos melhores destinos no sudeste asiático para visitar nesta época. A orografia afasta as monções e é o período com menos chuva e com o mar mais calmo tornando as praias da região em autênticos paraísos.

Siem Reap no Cambodja pode ser visitada todo o ano. No Verão europeu é época das chuvas, mas para quem está habituado aos climas tropicais, isso pode traduzir-se nas chuvadas de meia-hora ao fim da tarde, ou nem sequer chover.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *